Busca

Google
 
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sábado, 3 de novembro de 2007

Últimas Noticias - Leite, Mussarela, Muçarela, etc, etc....

Interdições

A SDA informou ainda que, neste momento, apenas duas indústrias (do universo de 1.700 processadores de leite longa vida) estão proibidas de vender o leite produzido. As unidades de Coopervale, de Uberaba (MG), e da Casmil, de Passos (MG), não podem vender leite longa vida. Conforme o Ministério da Agricultura, elas não estão beneficiando leite UHT, no entanto, também não encaminharam para os órgãos de fiscalização amostras de leite para verificação nos laboratórios oficiais. “Sem dúvida nenhuma, elas terão que passar por uma análise rigorosa [caso tenham interesse em retomar a produção de leite longa vida]”, explicou Kroetz. De acordo com investigações da Polícia Federal, o leite que era produzido nas duas fábricas foi contaminado com uma mistura que aumentava a longevidade do produto e incorporava mais volume ao leite destinado ao consumidor.

Queijo apreendido

Cerca de 200 kg de vários tipos de queijo foram apreendidos.Material também estava acondicionado de forma imprópria.A Polícia Militar descobriu um depósito clandestino de queijo, no bairro Pedra Branca, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os policiais chegaram até o local depois de uma denúncia anônima. Na casa, encontraram nas geladeiras cerca de 200 kg de queijo minas, canastra e mussarela, acondicionados de forma imprópria. Grande parte estava estragada e com mau cheiro. No local também havia sete tonéis de cachaça. Todo o material foi levado para a Delegacia de Ribeirão das Neves. O dono da casa não foi encontrado.

Risco

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Inácio Koertz, informou neste sábado (3) que não vê risco iminente de distribuição de leite longa vida (UHT), adulterado com soda caustica e água oxigenada, no mercado brasileiro. "Hoje, não há risco iminente de que exista leite contaminado disponível ao consumidor", garante o secretário. Depois que a Polícia Federal deflagrou a operação Ouro Branco, no final de outubro, cinco indústrias tiveram a comercialização de leite longa vida suspensa. Foram afetadas pela medida as fábricas da Coopervale e Casmil, nas cidades de Uberaba (MG) e Passos (MG), da Parmalat, em Carazinho (RS) e Santa Helena (GO), e da Avipal Nordeste, em Goiás. Depois de análises de qualidade em laboratórios credenciados pelo MAPA, o leite longa vida produzido pela Parmalat foi liberado para a comercialização. Já a Avipal argumenta que não fabrica o leite UHT desde o dia 20 de setembro. A Coopervale e a Casmil ainda não encaminharam amostras de leite à SDA e, de acordo com o secretário, só poderão voltar a produzir leite longa vida depois de desenvolverem planos de qualidade e submeterem o produto à análise dos laboratórios credenciados.


Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: